Tratamento Cirúrgico da Obesidade

O tratamento cirúrgico da obesidade (cirurgia bariátrica) é reservado para pacientes com obesidade mórbida, ou seja, com IMC> 35 Kg/m² com alguma comorbidade ou acima de 40 Kg/m² independente da existência de comorbidades. É o tratamento de escolha para estes pacientes há mais de 20 anos e caracteriza-se por ser um procedimento seguro que pode ser realizado com técnicas minimamente invasivas sem a necessidade de grandes incisões ou internações prolongadas.

Os cirurgiões da Clinobeso são especializados em cirurgia minimamente invasiva e possuem treinamento específico para oferecer o que há de mais atual e seguro na cirurgia da obesidade.

Os pacientes com indicação de cirurgia passam por uma avaliação minuciosa composta de exames complementares e consultas de avaliação e preparo com especialistas de diversas áreas específicas.

Espera-se que os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica percam até 100% do seu excesso de peso em até três anos (ex: uma pessoa com 120 Kg, cujo peso ideal é 80 Kg, espera-se que perca até 40 Kg após o procedimento).

Já o resultado a longo prazo da cirurgia bariátrica depende de uma boa avaliação e preparo pré-operatório e um seguimento por toda a vida com a equipe multidisciplinar.

A Clinobeso oferece uma avaliação diferenciada para pacientes cirúrgicos, com detecção pré-operatória de deficiências nutricionais e vitamínicas, bem como a detecção pré-operatória de alergias e intolerâncias alimentares que podem se agravar no período pós-operatório. Esse detalhamento permite melhores resultados com perda de peso sustentada e menor sofrimento com os efeitos da cirurgia.

Cirurgias Realizadas pelos Cirurgiões da Clinobeso

 

BYPASS GÁSTRICO EM Y-DE-ROUXBYPASS GÁSTRICO EM Y-DE-ROUX

Sinônimos:

    • Gastroplastia
    • Cirurgia de Capella
    • Redução de Estômago
  • É a técnica mais comum no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas;
  • Muito segura e muito eficaz;
  • Espera-se que o paciente perca de 80 a 100% do excesso de peso;
  • É considerado um procedimento misto, pois há modificação no estômago (redução / restrição) e no intestino (desabsorção);
  • Nesse procedimento é realizado o grampeamento da porção superior do estômago com a construção de uma bolsa gástrica (pouch) com aproximadamente 50 ml e um desvio do intestino, promovendo restrição à entrada do alimento e um aumento dos hormônios que diminuem a fome;
  • Controle do diabetes e da hipertensão arterial em mais de 80% dos pacientes.

GASTRECTOMIA SLEEVEGASTRECTOMIA SLEEVE

Sinônimos:

    • Gastrectomia Vertical
    • Sleeve
    • Gastrectomia em Manga
  • Aprovada em 2011 pelo CFM como técnica única de tratamento da obesidade;
  • Muito segura e eficaz;
  • Espera-se que o paciente perca de 70 a 100 % do excesso de peso;
  • É considerado um procedimento restritivo, pois há modificação somente do estômago (redução / restrição);
  • Nesse procedimento é realizado um grampeamento longitudinal no estômago, que é transformado em um tubo com capacidade de até 100 mililitros (ml). É retirada nessa cirurgia a porção do estômago relacionada com a produção de uma substância chamada Grelina, que está relacionada com a saciedade, diminuindo a fome;
  • Controle do diabetes e da hipertensão em até 50% dos pacientes.
Videocirurgia

A cirurgia videolaparoscópica, também conhecida por abordagem minimamente invasiva é aplicável em todas as técnicas cirúrgicas.

Os cirurgiões da Clinobeso estão capacitados para realização das técnicas disponíveis para tratamento da obesidade com o menor risco possível.

No tratamento da obesidade, as vantagens são evidentes: menos dor pós-operatória, menor risco de complicações do corte, recuperação mais rápida e melhor resultado estético.

Na cirurgia videolaparoscópica são feitas cinco mini-incisões de 5 a 12 milímetros, por onde passam a câmera de vídeo e os instrumentos.

A cirurgia tem duração média de duas horas e na maioria dos casos não há necessidade de recuperação em UTI. Muitos pacientes conseguem caminhar no dia da cirurgia.

A taxa de mortalidade nos nossos pacientes é de apenas 0,2% - abaixo do índice de 1% estabelecido como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

+CALCULE SEU IMC

Calcule Seu IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. Ele é um dos indicadores utilizados para avaliar se um adulto está acima do peso ou obeso.

Para calcular seu IMC, informe os seguintes dados:

Peso:Kg
Altura:mcm

+PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO

Espaço do Paciente

A nossa equipe trabalha de forma integrada para oferecer a melhor opção de tratamento, respeitando as particularidades de cada paciente.

Em pacientes com indicação de cirurgia bariátrica, são essenciais as etapas de pré e pós-operatório.

Saiba mais.

+REUNIÕES

Encontros da Saúde

Mensalmente são ministradas pelos profissionais da Clinobeso, Reuniões Multidisciplinares voltadas para os pacientes e seus familiares que abordam os mais diversos assuntos relacionados ao tema “tratamento da obesidade”.

Não perca o próximo encontro!

01 de fevereiro de 2020

+DEPOIMENTOS

Depoimentos

“Olá, meu nome é Sabrina Kroeff, fiz minha cirurgia bariátrica em 30/10/2014 com o Dr Guilherme Bassols, operei com 110 kilos, tenho 1.67 de altura, das comorbidades...”

Sabrina Kroeff

Envie seu depoimento!