Depoimentos – Ivana Bernardo

Operação em 19 de abril de 2016 com 48 anos. Reside em Glorinha – RS.

A ideia de procurar um profissional para saber sobre a cirurgia bariátrica ocorreu após as festas de final de ano em que me senti um patinho feio. Enquanto as pessoas se encontravam felizes com o novo ano chegando, eu estava infeliz porque depois de muita correria, entrando em lojas e mais lojas minha opção era vestir uma bermuda jeans e uma camiseta. Na beira do mar eu disse a mim mesma que precisava de mudanças e que procuraria um profissional.

Em janeiro abri a página do meu plano de saúde. Após ler muito e ver depoimentos sobre cirurgia bariátrica e todas as formas milagrosas que as pessoas antes de se submeter procuraram, encontrei nomes de cirurgiões do aparelho digestivo e pesquisei nome por nome seus currículos, especializações e avaliações de pacientes, também os hospitais que trabalhavam, pq eu tenho como referência pessoal a Santa Casa. Foi então que marquei com o dr. Guilherme Bassols, que ouviu todo meu relato do pq ter ido procurar a Clinobeso. Sai com uma lista de exames e a certeza que tinha encontrado uma pessoa preocupada com minha saúde e querendo me ajudar a recomeçar uma nova vida.

Exames na mão e assim começaram as consultas com toda a equipe, descobri uma pré diabetes que me fez esquecer o que me levou a clínica (a cirurgia bariátrica), me vinham lembranças do sofrimento de meu avô que fizeram parte da minha infância, com perda de pedaços de dedos e muitas feridas pelo corpo, mas imediatamente a dr. Paola me passou segurança que eu ia vencer e não seria um fantasma na minha vida, comecei então a medicação indicada para conseguir níveis desejáveis para ser submetida a Cirurgia, e também aprendi com a nutricionista dr. Lara a adotar alimentos ricos em fibras e alimentação com horários regrados para mais rápido conseguir as melhoras nos ní¬veis de glicose, perdi 3,700 kg em 20 dias. Na consulta com o educador físico dr. Alessandro pensei nas torturas antes que eram ao tentar uma atividade fí¬sica, sem resistência e com um problema de coluna sempre acabava desistindo pq parava no hospital com dores horríveis. O dr. Alessandro escutou todo meu relato, fez uma detalhada avaliação e me mandou para casa com 3 vídeos meus de exercícios, que teria de fazer diariamente. Resisti 2 dias, mas como havia prometido a mim mesma ao ir procurar ajuda que nada faria eu desistir do objetivo de mudar, comecei os exercí¬cios pensando já em ter que começar a medicação para as dores na coluna e quem sabe travar a coluna como na academia e ter de ir ao hospital. Mas foi o contrário, os exercícios me deram melhoria na elasticidade das pernas e até flexionar o pé direito que era uma atividade impossí¬vel eu comecei a fazer (por isto eu amo o dr. Alessandro kkk). A partir daí¬ foi retorno para ver minha evolução e consulta com a endocrinologista dr. Carolina para avaliar meu tratamento do hipotireoidismo, que já realizo há 8 anos, e TB já havia passado pela avaliação com a psicologa dr. Ana, que explicou como a obesidade faz a pessoa se sentir e explicou o pq da importância diante da foma que terceiros e a sociedade me viam, uma pessoa preguiçosa e sem força de vontade, na realidade eu carregava mais de 30 kg, e isto é muito cansativo. Com a fonoaudióloga dr. Cristine me livrei das noites mal dormidas e do cansaço diário, com exercícios para solucionar o problema da apnéa e TB uma mastigação adequada.

Nas últimas consultas a fisioterapeuta dra. Bibiana me preparou para fortalecer a respiração e evitar problemas pós operatórios com meu pulmão, e dr. Guilherme para tirar alguma dúvida sobre o procedimento cirúrgico. Enfim tudo pronto, cirurgia autorizada e marcada. Chegou o dia 19/04/16 cheguei ao bloco cirúrgico, já havia conversado com o anestesista no quarto pré operatório minutos antes, minha última visão foi o dr. Guilherme dizendo que ia cuidar de mim e após ele me chamando dizendo que a cirurgia havia terminado para acordar e que tudo tinha saí¬do muito bem. Eu acredito em anjos e ele foi o meu durante todo o tempo que estive anestesiada. Em fim, operei dia 19/04 e recebi alta dia 21/04, não tive nenhuma dor e se não fosse os cortes acharia que foi alguma técnica nova para achar que houve cirurgia e meu psicológico fazer o trabalho kkkk. Nestes 4 meses só tenho a agradecer toda a equipe da Clinobeso os que cuidaram diretamente de mim e tb o dr. Giovani que acompanhou a cirurgia e me visitou no quarto para saber como eu estava.

As secretarias Daniela e Taja que marcaram todas as consultas e me lembravam das etapas sem que eu precisasse ficar ligando, meu muito obrigado. Dr. Guilherme Bassols que Deus continue guiando suas mãos para fazer mais pessoas felizes igual hoje eu estou.